Sábado, 20 de abril de 2024



Ji-Paraná: Semusa rebate denúncias de que burlou a fila de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vem a público esclarecer os fatos sobre a denúncia da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) no município. Ao contrário do que foi noticiado, a Divisão de Imunização de Ji-Paraná não está priorizando profissionais de Saúde fora da linha de frente do combate à doença.

Em Ji-Paraná, a campanha de vacinação foi iniciada em janeiro e, desde lá, já imunizou aproximadamente 98% dos profissionais da Saúde que trabalham em nosso município, priorizando aqueles que atuam na linha de frente.

Neste período, foram mais de 2,6 mil vacinas aplicadas, ficando de fora apenas profissionais que testaram positivo para a doença ou estavam afastados por outros motivos.

Servidores que atuam na linha de frente contra a Covid-19 foram os primeiros a receber a vacina. Após esse público, a campanha começou a abranger os demais trabalhadores da Saúde, tanto da administração pública, quanto de clínicas e laboratórios privados, conforme previsto no Plano Nacional de Imunização, visando imunizar todas as pessoas que trabalham em unidades de Saúde no município.

A denúncia também afirma que o município está deixando de vacinar os idosos para imunizar esses profissionais. A Semusa esclarece que as doses, enviadas pelo Governo Federal, já são pré-determinadas, sendo que parte delas é destinada aos profissionais da Saúde e a maioria é enviada para imunização dos idosos e população dos grupos de risco, seguindo a planilha de distribuição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Em menos de três meses de campanha, Ji-Paraná já imunizou mais de 2,1 mil idosos, com idade acima de 77 anos. Além de cerca de 70 idosos institucionalizados. Das pessoas com mais de 80 anos, a vacinação já atingiu mais de 90% de cobertura.

Dos idosos com idade entre 75 a 79 anos, a campanha se aproxima de 30%, sendo que a vacinação para pessoas com 76 anos será iniciada nesta quinta-feira (25) e para 75 anos, na sexta-feira (26).

Finalizando, nenhuma dose destinada aos idosos foi aplicada em outro público alvo e que todos os passos da campanha estão sendo, rigorosamente, publicados no Portal da Transparência.

A.I


spot_img


Pular para a barra de ferramentas