Quinta-feira, 02 de maio de 2024



Lazinho lembra aniversário de 22 anos da Fetagro

Lazinho lembra aniversário de 22 anos da Fetagro

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Lazinho da Fetagro (PT) parabenizou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) pelo aniversário de 22 anos da instituição. Em seu discurso, o parlamentar destacou as principais ações da instituição nas últimas décadas.

Segundo o deputado, ao longo de 22 anos a Fetagro conseguiu se consolidar como entidade sindical de representação, mobilização e articulação dos trabalhadores rurais na agricultura familiar.

De acordo com o parlamentar, hoje presente em todo o Estado, a Fetagro conta com 43 sindicatos que representam mais de 120 mil trabalhadores rurais filiados. Lazinho disse que a entidade tem como principais bandeiras de luta a reforma ampla e massiva e a implementação de políticas públicas que atendam os trabalhadores.

O deputado disse, ainda, que a Fetagro tem como desafio o fortalecimento da agricultura familiar para, assim, assegurar condições dignas aos agricultores que vivem e trabalham com a terra, “produzindo mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”.

Lazinho defendeu que a Fetagro, institucionalmente, representa e encaminha as lutas dos trabalhadores rurais em Rondônia, atuando prioritariamente por direitos e oportunidades de vida e trabalho digno no campo.

Entre as ações da entidade, o deputado destacou a Campanha de Valorização das Reservas Legais e Matas Ciliares, que teria proporcionado amplo debate ambiental e reforçado a importância da agroecologia e o Projeto Habitação Rural, que segundo Lazinho, tornou a Fetagro a primeira federação a executar o projeto na Região Norte, beneficiando mais de quatro mil famílias com novas moradias.

O parlamentar também citou que a entidade vem incentivando o cooperativismo de crédito e de produção com a implantação do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), assim como vem implementado o crédito fundiário no Estado, que segundo o deputado, proporcionou aos trabalhadores o financiamento de moradias.

Ainda entre as principais ações da Fetagro, Lazinho apontou a entidade como a principal mobilizadora em Rondônia para a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, além de participar ativamente, juntamente com movimentos sindicais, de conquistas como a Lei da Agricultura Familiar, Lei da Previdência, Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), dentre outros.

Lazinho ainda destacou a importância da participação de todos os dirigentes que passaram pela entidade nos últimos 22 anos e disse que a Fetagro,  hoje, é uma federação forte, focada na promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário, onde todos tenham terra e possam produzir, assim como, combater a injustiça no campo.

“Para construir essa história de vitórias, muitos diretores trabalharam intensamente para que a federação e todo o conjunto do movimento sindical do Estado permanecesse firme e crescesse cada vez mais, se tornando mais forte para enfrentar os desafios”, concluiu o parlamentar.

 

Apartes

 

A deputada Lúcia Tereza (PP) parabenizou o deputado por sua participação na história da Fetagro e desejou o fortalecimento das ações da entidade, se colocando à disposição para, junto ao parlamentar, somar e contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas visando ainda mais conquistas para a federação.

Aélcio da TV (PP), por sua vez, elogiou o discurso de Lazinho da Fetagro, mas disse se preocupar com os juros do Plano Safra da agricultura familiar que, segundo ele, passariam dos 15% ao ano. “Também aproveito para fazer uma crítica ao número de assentados da reforma agrária, que em comparação aos governos federais anteriores está muito abaixo das expectativas”, disse Aélcio.

O deputado Adelino Follador (DEM) parabenizou Lazinho da Fetagro pelo aniversário da entidade, porém, disse que ainda é preciso mais avanços no setor produtivo e na agricultura familiar. “Considero positivo o programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, mas seria ainda melhor se tivéssemos o Minha Terra Minha Vida”, sugeriu Follador.

 

ALE/RO – DECOM – [Juliana Martins]

Foto: José Hilde

11060863_659044410862556_6686263206245937565_n


spot_img


Pular para a barra de ferramentas