Maria Rezende, maior educadora “sacerdotisa” do município de Nova Brasilândia

O sinônimo da palavra sacerdotisa é pessoa honrosa, destinada a fazer seus trabalhos com qualidade, disposta a lutar sempre o melhor, ou seja, tudo que a sacerdotisa faz é por amor, daí a ligação da pessoa e educadora Maria Rezende como sacerdotisa da educação no município no Município de Nova Brasilândia. O vídeo aqui postado faz referência à reforma da Escola Municipal Machado de Assis, uma entre outras que estão recebendo melhorias da administração municipal, tendo como chefe do poder executivo o empresário Hélio Mendes, um político em seu primeiro mandado, mas que vai tentar sua reeleição, tendo com a pedagoga Maria Rezende, possivelmente como vice à Prefeitura de Nova Brasilândia nas eleições deste ano.

Conheci Maria Rezende no final de 1999. Esposa de Joaquim Rezende, ex-prefeito do Município de Nova Brasilândia e não ganhou o segundo mandato por uma diferença de 0,5% de votos, concorrendo com Gerson Neves, na administração anterior à de Hélio Mendes, que irá disputar o segundo mandato nessas eleições que se avizinham.

Maria Rezende ocupa o cargo de Secretária Municipal de Educação pela segunda vez. Foi candidata a deputada estadual, com muitos votos, porém perdeu a eleição devido à coligação que não lhe ajudou na época para que o município tivesse, pela primeira vez, a primeira deputada estadual. Depois Adriano Boiadeiro se tornou o primeiro parlamentar estadual pelo município e ajudou Nova Brasilândia com recursos oriundos da União e governo de Rondônia. Disse que desistiu da vida partidária, mas a política para ele está no “sangue”, o que significa que ainda pode voltar a ter aspiração a algum cargo público, seja municipal ou estadual.

Quando à atuação de Maria Rezende no comando da Secretaria Municipal de Educação, a pasta mais importante do Município de Nova Brasilândia, fazendo um serviço brilhante, reformando, praticamente, toda e estrutura das escolas do município, é, realmente, digno de louvor, uma vez que pouquíssimos prefeitos têm dado apoio incondicional a investimento no ensino, diferentemente de Nova Brasilândia, que, ao que parece, nunca faltaram disposição e vontade da administração atual para tornar a educação de melhor qualidade para os seus acadêmicos, para os pais dos estudantes e, porque não, para fazer da juventude disposta a lutar por dias melhores no município, através de um ensino comprometido com a realidade, voltado às transformações da população para sua inserção de um projeto de vida que faça os cidadãos de Nova Brasilândia mais engajado no sentido de frear a desigualdade social, muito gritante não só no município, mas em todo o Brasil.

A educação municipal em Nova Brasilândia está de parabéns e a população deve estar orgulhosa pela responsável das grandes melhorias conquistadas nos últimos quatro anos no ensino desse município. Agora é só aguardar o retorno das aulas e os estudantes sentirem o conformo de uma escola muito melhorada, reformada e transformada, de tornar-se um e orgulho para todo o povo deste município e sem paixão política e sem qualquer tipo de intolerância e preconceito, porque todo o investimento que se faz no ensino não é para agradar um determinado partido, prefeito ou vereador, mas os estudantes e seus pais, que precisam de uma estrutura educacional para evitar o êxodo no ensino, fato esse lastimável, que tem levado muitos jovens a trocarem a educação por atos eivados de descompasso familiar, tornando reféns de pessoas voltadas à criminalidade.

Por: (Jornalista Ronan Almeida de Araújo – DRT-RO 431/98).


Pular para a barra de ferramentas