Quinta-feira, 02 de maio de 2024



Mortes por dengue disparam e crescem 650% em RO durante um ano

O número de mortes por dengue registradas disparou em 2022 e passou a preocupar autoridades de saúde em Rondônia. No ano passado, a doença viral transmitida por mosquitos matou 15 rondonienses.

Segundo dados do boletim epidemiológico da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o total de óbitos corresponde a um aumento de 650% em relação a 2021, quando apenas duas pessoas morreram de dengue no estado.

A cidade de Cacoal concentrou a maioria das mortes provocadas pela dengue no ano passado: 5 no total. Em seguida está Nova Brasilândia D’Oeste, com 3.

E não foram apenas as mortes por dengue que aumentaram em 2022. O número de casos confirmados da doença cresceu na mesma proporção.

Segundo a Agevisa, o estado teve 1.654 casos de dengue confirmados em 2021, enquanto no ano de 2022 foram 12.432 positivados (um aumento de 652%).

Em 2022, o governo já havia feito um alerta para uma nova epidemia da dengue, que atingiu todas as regiões e deve se manter nos primeiros meses de 2023.

Atualmente, 13 cidades estão um surto da doença: Alta Floresta D’Oeste, Cerejeiras, Gov. Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste, São Francisco do Guaporé, Teixeirópolis e Vilhena.

A transmissão

O principal vetor da dengue é mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada da fêmea do mosquito infectado. Por isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito e, assim, evitar que ele se prolifere.

Segundo a Agevisa, entre os principais locais que servem como criadouros do mosquito no estado estão: caixas d’água, pequenos depósitos móveis, depósitos fixos, pneus, recipientes plásticos, latas sucatas, entulhos e depósitos naturais.

Portanto, manter os ambientes limpos dentro e fora de casa, principalmente no período de chuvas, é importante para prevenir a proliferação das doenças. Para iniciar a limpeza, é recomendado eliminar os focos de água parada como desobstruir calhas e eliminar o lixo a céu aberto.

Atenção aos sintomas

Febre, dores no corpo e cansaço… Além da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, estes são alguns dos sintomas comuns a outras duas doenças bastante frequentes no Brasil nesta época do ano: gripe e dengue.

No caso da gripe, os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, dor de garganta, nariz escorrendo e espirros.

Sintomas de dengue — Foto: Arte g1

Sintomas de dengue — Foto: Arte g1


spot_img


Pular para a barra de ferramentas