Quinta-feira, 25 de abril de 2024



Mudanças na Lei de Trânsito serão debatidas em Ji-Paraná

As mudanças na Lei de Trânsito propostas pelo governo Federal e já aprovadas pelo Congresso Nacional, serão temas de debates na manhã desta sexta-feira, pelas instituições ligadas à fiscalização de trânsito. O evento foi proposto pela Divisão Técnica Estadual de Trânsito (DTET) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com a participação dos representantes da Polícia Rodoviária, Polícia Militar, Autarquia Municipal de Trânsito do município e da Divisão de Educação de Trânsito (Diveduc) de Ji-Paraná. Informou nesta quinta-feira, a coordenadora de trânsito local, Marta Luna.

De acordo com Marta Luna, o debate será especificamente sobre o Artigo 64 da Lei 14.071 que trata das mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em decorrência das alterações estarem causando conflitos de entendimento, e assim, ser necessário um alinhamento tanto por parte da área de educação, quanto dos órgãos fiscalizadores. “O objetivo do debate é buscar uma ação alinhada, até que o Contran possa publicar uma nova resolução”, esclareceu. O evento tem horário marcado para às 9 horas, e de forma Online. O Artigo-64 determina que crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Ações

Indagada sobre as ações nesses primeiros três meses de 2020, Luna lamentou as dificuldades serem bem maiores em relação ao ano passado. “Nosso carro-chefe sempre foram as ações presenciais, mas, infelizmente em decorrência dessa pandemia, tudo ficou mais complexo”, declarou.

Mesmo assim, ele lembrou que em decorrência também da pandemia, muitos eventos foram cancelados, bares, boates, casas de shows, balneários, lanchonetes foram obrigados a interromper suas atividades, e com isso, o fluxo de veículos, principalmente, nos finais de semana diminuiu em mais de 70%. “O resultado foi a queda dos números de acidentes e mortes em 2020 comparado ao mesmo período do ano anterior”. Relatou.

Apesar do momento, nos primeiros três meses do ano foi possível realizar algumas ações. Neste mês, relacionado ao Mês da Mulher, sempre com encontros virtuais, foi possível realizar palestras com as mulheres dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e com o grupo ‘Mulheres do Pedal’, abordando o tema: “Mulher No trânsito sua responsabilidade salva vidas”.

Por J. NogueiraDIÁRIO DA AMAZÔNIA


spot_img


Pular para a barra de ferramentas