Domingo, 05 de maio de 2024



Prefeitura amplia o público da vacinação contra a gripe no Dia D

O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) será ampliado no Dia D, que acontece no próximo sábado (30), das 8h às 13h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná.

Além de idosos e profissionais da Saúde, poderão se vacinar os indígenas, gestantes e puérperas, crianças entre seis meses e menores de 5 anos, profissionais da Educação, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente ou comorbidades.

A Campanha Nacional contra Influenza foi iniciada em 4 de abril, com a imunização de idosos e trabalhadores da Saúde. A partir do Dia D da campanha, será iniciada a segunda etapa de vacinação, com a ampliação do público.

Até o momento, cerca de 2 mil pessoas receberam a vacina contra a gripe, que corresponde a aproximadamente 12% dos 17 mil idosos e profissionais de Saúde, em Ji-Paraná. Segundo a secretária municipal de Saúde (Semusa), Wanessa Oliveira e Silva, muitas pessoas deixam para se vacinar na última hora.

“Em todos os anos, temos uma baixa procura no início da campanha e, a partir do Dia D, essa busca pela vacina começa a ser crescente. Além de imunizar aqueles que deixam para a última hora, o Dia D dará início à segunda etapa da campanha, com a inclusão de novos grupos no público-alvo”, detalhou Wanessa.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é eficaz contra as variantes H1N1, H3N2 e tipo B, incluindo a cepa Darwin, que provocou um surto da doença, em vários estados brasileiros, no fim do ano passado.

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos 26 estados e ao Distrito Federal.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas