Terça-feira, 30 de abril de 2024



Prefeitura de Ji-Paraná possui dez unidades de atendimentos sociais

Com dez unidades de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Ji-Paraná atua por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). Além da sede administrativa, são quatro unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e três Instituições de acolhimento.

Segundo a secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, a primeira alteração que foi feita, assim que assumiu em março de 2021, foi a descentralização de serviços e a nomenclatura da pasta, para que os serviços atendessem a todos os indivíduos das famílias. Ela informou que cinco programas e 12 projetos são desenvolvidos nas unidades com o objetivo de garantir direitos sociais, fortalecer vínculos familiares e promover a integralização das pessoas na sociedade.

Na sede da pasta, funciona o setor administrativo da Semasf, com os programas de benefícios eventuais e as coordenações do Cadastro Único (CadÚnico) e também o Programa Auxílio Brasil, Vigilância Socioassistencial, Criança Feliz e Mamãe Cheguei. A secretaria está localizada na avenida Marechal Rondon, 1380, centro.

Os Cras, coordenado pelo Serviço de Proteção Social Básica (PSB), atende mais de 60 bairros de Ji-Paraná. No 1º distrito, estão as unidades do Jardim dos Migrantes, que atende mais de 20 pontos referenciados, e Morar Melhor, com 18 localidades. No 2º distrito, o Cras São Francisco, responde por 13 bairros, e Roda Moinho, com 20 bairros. Neles, são prestados serviços mensais para mais de 2.000 pessoas.

O CCI, referenciado ao Cras São Francisco, é um dos locais de atendimento específicos às pessoas acima de 60 anos. São 700 idosos cadastrados que participam de diversas atividades ofertadas para o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, que contribuem para o processo de envelhecimento saudável.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é disposto em três serviços descentralizados para o atendimento de pessoas que tiveram os direitos violados. São os de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Proteção Social a Adolescentes, em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e o Especializado em Abordagem Social (Seas).

As três Instituições de acolhimento, sendo duas específicas para crianças e adolescentes (Adélia Francisca e de Acolhimento Girassol), e uma para mulheres vítimas de violência doméstica e com medida protetiva.

A cidade foi contemplada com o Selo Município Amigo da Família (SMAF) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em dezembro de 2022. Ji-Paraná se destacou entre os 28 municípios selecionados por atuar em três dos quatro requisitos principais de políticas públicas de assistência social.

Gabriela Suematsu

FOTOS: Acervo CCS


spot_img


Pular para a barra de ferramentas