Sábado, 15 de junho de 2024







Prefeitura reinaugura Pronto Atendimento do Hospital Municipal

O novo espaço contará com três médicos, além de salas de observação, enfermagem, medicação e farmácia.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reinaugurou na segunda-feira (3) o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. O novo espaço contará com três médicos, salas de observação, enfermagem, medicação e farmácia, além de um espaço humanizado para atendimento a idosos e uma sala de apoio para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os investimentos em reforma, ampliação e aquisição de equipamentos são oriundos de recursos próprios do município e preveem uma média de 300 atendimentos por dia.

“Tudo aquilo que sonhamos um dia, estamos materializando em nossa gestão. Hoje entregamos a reforma e ampliação do Pronto Atendimento nessa grande reinauguração, na certeza de oferecermos um atendimento digno e humanizado para nossa população. Nosso trabalho não cessa por aqui, queremos entregar novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Unidade do Samu e garantir um atendimento de excelência à nossa população”, disse Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná.

A nova ala do Pronto Atendimento vai reduzir em mais de 70% a demanda no Pronto Socorro do Hospital Municipal, e ainda facilitar e reduzir a demanda dos pacientes que buscam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Queremos mais uma vez agradecer ao prefeito Isaú Fonseca pelo compromisso em ampliar os investimentos na área de saúde. Se olharmos para um passado não tão distante, vamos lembrar o quanto os pacientes sofriam por falta de médicos especialistas, espaços adequados e equipamentos de ponta. Hoje a realidade é outra em nossa gestão. Seja no Centro de Imagem, Laboratório de Análises Clínicas, na UPA, o convênio firmado para realização de cirurgias eletivas e tantos outros investimentos que estamos conquistando”, ressaltou Marcelo Barbisan, secretário Municipal de Saúde.

Para Ellen Sampaio, diretora do Hospital Municipal, a reinauguração do Pronto Atendimento vai desafogar a demanda no HM, que atende 17 municípios na região Central de Rondônia. “Os atendimentos por aqui obedecem ao protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por meio de uma tabela de cores, em que cada cor representa o nível de gravidade dos sintomas. O PA será responsável pelos pacientes classificados nas cores verde (pouco urgente) e azul (não urgente), enquanto os atendimentos de urgência (amarelo), muito urgente (laranja) e emergentes (vermelhos) são de responsabilidade do Pronto Socorro e UPA”, detalhou Ellen Sampaio.

O Pronto Atendimento do Hospital Municipal funcionará 24 horas. A previsão é que nos próximos dias sejam entregues a UBS do Green Park e a inauguração da Unidade do Samu.

Texto: Leandro Pereira
Fotos: Maria Elis


spot_img


Pular para a barra de ferramentas