Sexta-feira, 17 de maio de 2024



Rios da Bolívia não param de subir

Tião Viana leva apoio do Estado à Sena MadureiraEnquanto a situação em Rio Branco parece controlada, as imagens de satélites da Nasa mostra grandeza da enchente sobre a Bolívia que avança para Rondônia e a situação que os municípios já enfrentam no estado de Rondônia pode tornar-se sem controle nos próximos dias, uma vez que os rios na Bolívia não param de subir.

Os rios Madeira, Mamoré, Araras e Guaporé, que já estão transbordando em solo rondoniense, vão subir ainda mais. A imagem feita pelo satélite AQUA da Agência Espacial Americana (Nasa) quinta-feira (20) mostrou a dimensão da enchente dos rios Beni e Madre de Dios, na altura de Riberalta, no departamento boliviano de Beni.

Os rios estão totalmente fora de seus leitos e com áreas alagadas que variam de 50 e 400 quilômetros de distância das margens. Comunidades, aldeias e cidades estão completamente isoladas, principalmente em Beni. A chuva volumosa de até 150 milímetros que caiu nas cabeceiras do Rio Beni deve aumentar ainda mais a enchente e como consequência, os rios Mamoré e Madeira, principalmente, tendem a subir. Já o Rio Acre começou a apresentar sinais de vazante em Rio Branco no sábado, 22. Em 24 horas, de acordo com a Defesa Civil Municipal o rio baixou mais de 30 centímetros, saindo de 15,24m, para 14,86m (Odair Leal/ A GAZETA).


spot_img


Pular para a barra de ferramentas