Quinta-feira, 21 de março de 2024



Risco de epidemia da dengue gera alerta em cidade de Rondônia

Ariquemes (RO) entrou em alerta para uma possível epidemia de dengue. Isso porque em menos de três meses os casos da doença triplicaram na cidade.

Segundo o Setor de Endemias do município, os casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti já são superiores ao registrados em todo o ano passado.

Durante os 12 meses de 2021 foram 90 casos de dengue, zika e chikungunya. Já neste ano Ariquemes registrou 310 casos das três doenças, isso entre 1° de janeiro e 23 de março.

O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), feito em janeiro, apontou 5,0% de incidência do mosquito nas residências de Ariquemes, o que é considerado muito alto.

Os bairros em que mais foram confirmados casos de dengue são os setores 2, 3, 5 e 6, além do distrito Bom Futuro.

Clarismundo Lopes, coordenador de endemias de Ariquemes, explicou a preocupação das autoridades para que a situação não vire uma epidemia.

“O Ministério da Saúde recomenda até 1,0% a taxa para que o município não tenha risco de uma epidemia e o LIRAa de janeiro deu 5,0, ou seja estamos em alto risco no risco de uma epidemia, apesar que a gente imagina que está chegando o período de estiagem, mas o índice de infestação predial contia altíssimo”, diz Clarismundo

Um novo LIRA deve ser realizado em Ariquemes no mês de abril.

De acordo com o coordenador de endemias, assim que novos casos de dengue são confirmados é feito um bloqueio, com aplicação de inseticida nas proximidades da residência.

Mas ele ainda reforça que, para combater o mosquito, é preciso a conscientização da população.

“Não basta só a gente estar fazendo o bloqueio e o controle vetorial se o morador não faz a parte dele. Só a gente do poder público não conseguimos baixar o índice de infestação e eliminar os criadores do mosquito da casa do morador. Cada um é responsável pelo quintal da sua residência”, diz Clarismundo.

Sintomas da dengue
Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Eles causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele. Ou seja, na vida, uma pessoa só pode ter dengue quatro vezes.

70% a 90% das pessoas que pegam a dengue pela primeira vez não têm nenhum sintoma. Nos casos mais graves, a doença pode ser hemorrágica ou fulminante, levando à morte.

Os sintomas mais graves da doença incluem:

*Dor intensa na barriga
*Sinais de desmaio
*Náusea
*Falta de ar
*Tosse seca
*Fezes pretas
*Sangramento

Saiba como reconhecer os sintomas da dengue — Foto: Arte/G1
Saiba como reconhecer os sintomas da dengue — Foto: Arte/G1

Por Franciele do Vale, Rede Amazônica


spot_img


Pular para a barra de ferramentas