Semasf disponibiliza 14 mil vales-transportes sociais todo mês

Mensalmente, estão disponíveis 14 mil vales-transportes sociais nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Ji-Paraná. Os interessados no benefício devem procurar os Cras Jardim dos Migrantes e Morar Melhor (1ª distrito) e Cras Roda Moinho e São Francisco (2º distrito). Os vales-transportes de 2022 são válidos até 31 de dezembro.

“As pessoas que adquiriram o acesso social de transporte público devem ficar atentas à validade do bilhete para que não fiquem sem condução. Vale frisar que as pessoas que possuem o direito ao benefício devem estar com todos os dados e cadastros atualizados em uma das unidades dos Cras”, informou a diretora da Proteção Social Básica (PSB), Mirian Madallon.

O vale-transporte social é uma parceria da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) com a empresa Transvida Transporte Rodoviário Urbano. Ele permite a mobilidade de pessoas atendidas pelos Cras, serviços voluntários, acompanhantes de idosos, portadores de alguma acessibilidade física e outras assistências sociais.

Atualmente, a empresa responsável pelo transporte público, em Ji-Paraná, inseriu mais duas novas rotas para facilitar o acesso dos frequentadores aos Cras. A medida, segundo os frequentadores, é uma das dificuldades para se ter acesso, já que os pontos de parada ficavam distantes até dois quilômetros das unidades.

Segundo o proprietário da Transvida, Walter Freitas, as novas rotas, das linhas 11 e 12, ficam apenas a 100 metros das unidades dos Cras, com exceção do Cras São Francisco que, devido às condições de tráfego urbano, o ponto de parada se estende a 400 metros. “Após a solicitação da equipe da Semasf, entendemos a dificuldade encontrada pelos usuários dos projetos sociais e inserimos essas novas rotas”.

Novas rotas

Linha 11

O trajeto é iniciado no bairro JK (2º distrito), próximo à rua Pavão, passando pelos bairros Nova Brasília, Primavera, Centro, Dom Bosco, Parque São Pedro, Bela Vista, Colina Park I e II, seguindo pelo Hospital de Amor da Amazônia, Jardim Aurélio Bernardi, São Bernardo, Park Amazonas e retornando à Escola Municipal Almir Zandonadi.

Linha 12

A outra rota começa, inicia às 8h, na Escola Almir Zandonadi, no bairro Novo Horizonte e Açaí (1º distrito), passando também pelos bairros Park Amazonas, São Bernardo, nas unidades Sesc e Senai, Centro, Hospital de Amor, Cras Morar Melhor, Colina Park I e II, Bela Vista, Dom Bosco, Parque São Pedro e Casa Preta.

Quem pode solicitar o benefício?

As pessoas interessadas devem ir ao Cras referenciado do bairro em que mora e solicitar o benefício munido dos documentos pessoais com foto e CPF, comprovante de inscrição do CadÚnico, emitida pelo Cras, prova de endereço, relatório ou declaração de profissionais da área beneficiada que comprove a quantidade e a necessidade dos vales-transportes.

Os beneficiários são pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) do município de Ji-Paraná, na área da saúde, cultura e demais políticas públicas (com exceção da educação), indivíduos itinerantes e população de rua, acompanhantes de idosos e com dificuldade de locomoção.

Os acompanhantes de pessoas, tanto de idosos como de pessoas com dificuldade de locomoção, devem apresentar documentos pessoais (cadastro único), comprovante de mobilidade reduzida, documentação do acompanhado e de suas necessidades especiais. É dispensada apenas a comprovação para pessoas com idade superior a 75 anos.

Bairros atendidos pelos Cras

Cras Jardim dos Migrantes atende aos bairros Bosque dos Ipês, Centro, Cidade Jardim, 2 de Abril, Jardim dos Migrantes, Jardim Presidencial, Novo Urupá, Novo Ji-Paraná, Residencial Aldeia do Lago, Copas Verdes, Green Park, Residencial Planalto I e II, Urupá, Residencial Veneza, Espelho Ecoville, Santiago, Residencial Espelho D’água, União, Vila de Rondônia, Setor Chacareiro, toda Gleba G e Distrito de Nova Colina.

O Cras São Francisco faz atendimentos aos moradores do Residencial Rondon, Duque de Caxias, Jardim das Seringueiras, Jardim São Cristóvão, Jardim Flórida, Loteamento Rondon I, Nova Brasília, Primavera, Riachuelo, São Francisco, São Pedro, Vila Jotão e área rural do 2º distrito, exceto o Distrito de Nova Colina e comunidades indígenas.

Cras Morar Melhor atende aos bairros Bela Vista, Condomínio de Ji-Paraná, Casa Preta, Dom Bosco, Distrito Industrial, Jardim Aurélio Bernardi, Novo Horizonte, Parque São Pedro, Park Amazonas, os Residenciais Açaí, Araçá, Colina Parque e Jatobá, São Bernardo, Vila Operários e toda a área rural do 1° distrito, exceto Gleba G e Distrito de Nova Londrina, e Residencial Morar Melhor.

O Cras Roda Moinho atende o Residencial Capelasso, Alto Alegre, Boa Esperança, Conjunto Habitacional Parecis, Cafezinho, Greenville, Habitar Brasil, Jorge Teixeira, JK, Mário David Andreazza (BHN), Nossa Senhora de Fátima, Parque dos Pioneiros, Parque Brasil, União II, Valparaíso, Residenciais Carneiro, Terra Nova e Orleans I e II, Distrito de Nova Colina e Aldeias Indígenas.

Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira das 7h30 às 13h30. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o Cras Roda Moinho (3411-9500), Cras Morar Melhor (9.9380-7162), Cras São Francisco (3423-0453) e Cras Jardim dos Migrantes (3422-6859).

Fotos: André Negrete


Pular para a barra de ferramentas