Terça-feira, 30 de abril de 2024



Tratamento Fora de Domicílio emitiu mais de 5 mil passagens em 2022

Mais de 5 mil passagens foram emitidas pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O benefício garante atendimento de pacientes de Ji-Paraná em outras cidades de Rondônia e até mesmo em outros estados. Porto Velho e Cacoal estão entre os principais destinos das pessoas que buscam consultas e procedimentos especializados.

No total, foram 5.593 passagens emitidas durante o ano, em uma média superior a 450 bilhetes por mês. O TFD também promoveu 21.885 atendimentos ao público, com orientações à população sobre o serviço prestado pela Prefeitura de Ji-Paraná.

“O TFD tem o objetivo de garantir o acesso de pacientes aos serviços especializados em outros municípios ou, até mesmo, em casos específicos, em outros estados. O serviço é oferecido, essencialmente, a pacientes da rede pública de saúde”, explicou Viviane Scalzer Dalmagro, diretora do TFD.

O setor também é responsável por intermediar a hospedagem de pacientes na Casa de Apoio, gerida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero), em Porto Velho. Os serviços também contemplam os acompanhantes para crianças e idosos ou em casos específicos em que o paciente necessite de assistência.

Entre as demandas atendidas estão consultas oncológicas, exames de imagens, oftalmologia, ortopedia, entre outras especialidades. Segundo o Ministério da Saúde, o Tratamento Fora do Domicílio é um benefício que pode ser concedido aos usuários do SUS e que consiste na assistência integral à saúde. Ele é acionado quando são esgotados os recursos diagnósticos e terapêuticos necessários no município de origem do paciente.

Para receber o serviço, é necessário passar pelo atendimento primário, em alguma unidade básica de saúde (UBS), na Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) ou no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. Com o pedido de exame ou consulta com especialista, o paciente deve procurar o TFD, na sede da Semusa, localizada na avenida. Menezes Filho, 2960, bairro 2 de Abril.

FOTOS: Acervo CCS


spot_img


Pular para a barra de ferramentas