today-is-a-good-day





Terça-feira, 05 de março de 2024




Unidade do Samu de Ji-Paraná contará com três ambulâncias

Os recursos na ordem de R$ 1,5 milhão viabilizados pelo deputado Federal, Lúcio Mosquini, já estão na conta da Prefeitura de Ji-Paraná

Em audiência no gabinete do deputado Federal, Lúcio Mosquini (MDB), em Brasília, o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, acompanhado dos vereadores Welinton Fonseca, Edinho Fidelis, Joziel de Brito, Ida Fernandes, Beto Wosniack, Elvis Gomes e dos secretários Pedro Cabeça (Planejamento), Ney Goes (Gabinete), Juscélia Dallapicola (Agricultura e Pecuária), Lorenil Gomes (Obras e Serviços Públicos) e do procurador Geral do Município, Rodrigo Sampaio, presenciaram mais uma grande conquista para o município.

Mosquini anunciou a liberação de R$1,5 milhão, com valor depositado em conta para aquisição de três ambulâncias e reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Ji-Paraná.

“Eu estou destinando esse recurso para a prefeitura comprar as ambulâncias do Samu, o dinheiro já está na conta. O meu maior desejo é que a população não utilize os serviços do Samu, mas se precisar, elas vão estar lá para socorrer, dando todo o suporte, que a população precisa. Tenho a plena convicção, que nossa população ficará muito bem assistida na área da saúde”, disse Lúcio Mosquini, deputado Federal

A previsão é que a unidade seja entregue a população entre maio e junho deste ano, uma obra antiga, que foi retomada pelo município no intuito de ofertar um atendimento digno e humanizado à população.

“Tudo aquilo que prometemos em Ji-Paraná, estamos entregando a população. Quem diria que uma obra como a Upa, paralisada há mais oito anos estaria em pleno funcionamento com mais de 140 mil atendimentos registrados. Quem em sua consciência imaginaria que um dia, um Centro de Diagnóstico por Imagem estaria ofertando exames sem nenhum a população; ou que teria asfalto na porta da casa é uma cidade toda iluminada. Esse é o nosso jeito de trabalhar. O Samu é mais um sonho que estamos retirando do papel e entregando à população, graças ao apoio do nosso deputado federal Lúcio Mosquini”, destacou Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná.

No Samu, os casos clínicos, como: problemas cardíacos e respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidente vascular cerebral, crises convulsivas, transferência de doentes graves e vítimas de acidentes serão todos atendidos.

“O que nós queremos é oferecer um atendimento prévio à vítima, após ocorrido um agravo em sua saúde, independente da sua natureza, se traumática, clínica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica e outras. Vamos proporcionar qualidade e atendimento adequado com transporte em ambulâncias equipadas com profissionais de alta e média complexidade”, destacou Edinho Fidelis, vereador

A unidade de Ji-Paraná contará com 45 profissionais. O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.

A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Texto: Wilson Neves
Fotos: Divulgação


spot_img


Pular para a barra de ferramentas