Sábado, 04 de maio de 2024



UPA completa um ano com quase 100 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento Anna Beatriz Oliveira da Silva (UPA do 2º Distrito) completa, nesta quarta-feira (21), um ano de funcionamento. Desde a inauguração, quase 100 mil atendimentos de urgência e emergência foram realizados pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

No total, nos primeiros 12 meses de funcionamento, a UPA prestou mais de 98 mil atendimentos, com média mensal acima de 8 mil procedimentos. Na unidade, são realizadas consultas, exames de eletrocardiograma, atendimentos de traumas e acidentes de trânsito, raios-X, crises hipertensas ou diabéticas e exames laboratoriais.

A cerimônia comemorativa foi realizada na manhã desta quarta, com as presenças do Prefeito Isaú Fonseca, da secretária da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, o secretário-adjunto, Ivo da Silva, Welinton Fonseca, o gerente-geral do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semusa, Relrisson de Souza Soares, a diretora da UPA, Elen Sampaio, vereadores e demais autoridades municipais.

“Durante muitos anos, a UPA do 2º Distrito foi apenas um sonho, mas tivemos a honra de concluir essa obra e a entregar à população. A UPA é uma realidade, com quase 100 mil atendimentos realizados em apenas um ano de funcionamento”, celebrou o Prefeito Isaú Fonseca.

Wanessa Oliveira e Silva destacou a participação de toda a equipe de servidores que atua na unidade. Ela ainda afirmou que a UPA se tornou referência em urgência e emergência, em Ji-Paraná, chegando a atender mais de 500 pessoas por dia.

“Todos têm a sua parcela de importância, do zelador ao médico. Por isso, toda equipe está de parabéns, por termos garantido atendimento de qualidade aos pacientes que procuraram a UPA nestes últimos 12 meses”, reconheceu a secretária de Saúde.

A UPA do 2º Distrito fica localizada na rua Vinícius de Moraes (T-10), no bairro São Pedro. A unidade conta área de desembarque de ambulâncias, recepção, sala de espera, triagem, setor de estabilização, consultórios médicos, sala de exames laboratoriais, farmácia e dez leitos de observação.

Com a unidade, a Semusa conseguiu desafogar o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro (PS) do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Ji-Paraná iniciou as obras para construção da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), anexo à UPA do 2º Distrito.

“Desde que inauguramos a UPA, em dezembro do ano passado, a população vem buscando atendimento na unidade. Com isso, desafogamos a demanda do Hospital Municipal e os pacientes contam com uma opção de atendimento no 2º distrito”, detalhou Relrisson de Souza Soares.

Os atendimentos começam pela triagem dos pacientes, feita por enfermeiros da classificação de risco. Eles avaliam os sinais vitais, como temperatura, oxigenação e pressão arterial. A avaliação é feita para que os pacientes mais graves sejam atendidos primeiro.

Após a análise, os pacientes são encaminhados à Sala Vermelha da UPA, para os casos considerados mais graves, ou aguardam o atendimento médico em consultórios, nas situações de menor complexidade.

FOTOS: Maria Elis


spot_img


Pular para a barra de ferramentas