Terça-feira, 07 de maio de 2024



Vacinação antirrábica acontece neste sábado, no 2º distrito

Neste sábado (22), será realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, com a imunização de cães e gatos em 21 pontos do 2º distrito do município. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai realizar a aplicação das doses em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e comunidades religiosas, das 8h às 17h.

A campanha iniciou no dia 8 de outubro, com a vacinação de mais de 7mil cães e gatos, em 18 locais do 1º distrito de Ji-Paraná. Neste sábado, no 2º distrito, a expectativa da UVZ é que mais de 10 mil animais domésticos sejam imunizados contra a raiva. Para atender à demanda, a Prefeitura de Ji-Paraná convocou voluntários interessados em participar da campanha.

“Como a demanda de vacinação é grande, convocamos a participação de voluntários e tivemos uma grande adesão. Quero agradecer a todos aqueles que se inscreveram, em especial, às universidades que incentivaram seus alunos a colaborar com a campanha”, reconheceu Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ da Semusa.

A vacinação antirrábica é destinada para cães e gatos com idade a partir dos quatro meses para a primeira dose. Posteriormente, os animais devem receber (anualmente) o reforço do imunizante. Ela não é indicada para fêmeas gestantes ou amamentando e animais debilitados ou doentes. Os cachorros devem ser levados com coleiras e/ou guias e os gatos em caixas de transporte, sacos ou fronhas.

O Ministério da Saúde classifica a raiva como uma zoonose de alto risco, por ser uma doença transmissível aos seres humanos e que não tem cura. A única maneira de prevenir a doença, em animais e humanos, é a vacinação de cães e gatos.

“Os animais devem tomar a primeira vacina após os quatro meses de vida e, posteriormente, receber o reforço anual do imunizante. Somente assim, podemos afirmar que o animal está protegido contra a raiva”, detalhou a diretora da UVZ da Semusa.

Pontos de vacinação no 2º distrito:

1 – Escola Tancredo Neves (bairro Riachuelo)

2 – Escola 31 de Março (bairro Nova Brasília)

3 – Com. Sagrado Coração de Jesus (bairro Nova Brasília)

4 – Com. São João Bosco (bairro Jardim das Seringueiras)

5 – Escola Parque dos Pioneiros (bairro Parque dos Pioneiros)

6 – Academia de Saúde BNH (NASF – BNH)

7 – Com. São Sebastião (bairro Cafezinho)

8 – Divisão de Controle de Endemias (bairro Nova Brasília)

9 – Com. Sagrada Família (bairro Jorge Teixeira)

10 – Escola Prof. Celso Rocco (bairro Habitar Brasil)

11 – Escola Silvio Micheluzzi (bairro Habitar Brasil)

12 – Escola Jamil Vilas Boas (bairro Duque de Caxias)

13 – Com. Santa Maria Goretti (bairro Primavera)

14 – UBS São Francisco (bairro São Francisco)

15 – Escola Adão Lamota (bairro JK)

16 – Com. Nossa S. da Esperança (bairro Boa Esperança)

17 – CRAS Roda Moinho (bairro JK)

18 – Com. São Domingos Sávio (bairro São Francisco)

19 – Escola JK (bairro Nova Brasília)

20 – Paróquia Nossa S. de Fátima (bairro Nossa S. de Fátima)

21 – UBS Juscelino Cardoso (Exposição – bairro Nova Brasília)

FOTOS: Andre Negrete


spot_img


Pular para a barra de ferramentas