Sexta-feira, 03 de maio de 2024



1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná está confirmada para abril

Está confirmada para o período de 21 a 23 de abril a 1ª Olimpíada Indígena de Ji-Paraná. Os jogos serão realizados pela Prefeitura de Ji-Paraná, com a organização da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e Associação Indígena do Povo Gavião (Assiza), e apoio da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).

Segundo o secretário da Semictur, Volnei Inocêncio, a olimpíada foi sugerida pelo Prefeito Isaú Fonseca para integrar a cultura dos povos indígenas e fomentar o turismo étnico. “Vamos atrair o turismo com o que temos de melhor em nosso município”, frisou.

A Terra Indígena Igarapé Lourdes ocupa 26% dos 6.896 km² do território do município de Ji-Paraná. Nela, residem as etnias Arara (Ikolen) e Gavião (Karo) com uma população superior a 1.200 habitantes. O acesso à área, sede da olimpíada, é feito pela RO-435, via do Distrito de Nova Colina.

Os jogos serão disputados nas modalidades de futebol (masculino e feminino), arco e flecha, corrida com tronco (sem revezamento), cabo de guerra (com seis participantes), remo com canoa de tronco (individual e dupla/livre e dupla mista). Haverá concurso de beleza indígena (masculino e feminino).

“O esporte é um mecanismo que estamos utilizando para unir os povos indígenas, consolidar o turismo étnico e o intercâmbio cultural”, lembrou Josias Gavião, articulador político do Povo Gavião. Segundo ele, essa é a primeira aproximação de uma administração municipal para a realização dos jogos.

Estão confirmadas as participações das etnias Gavião (Ji-Paraná), Arara (Ji-Paraná), Zoró (Mato Grosso), Cinta Larga (Espigão do Oeste), Suruí (Mato Grosso) e Tupari (Alta Floresta do Oeste). As inscrições dos atletas podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro. Serão oferecidos troféus e medalhas para os competidores.

FOTOS: Marcelo Morais


spot_img


Pular para a barra de ferramentas