Sexta-feira, 03 de maio de 2024



Semusa programa novo mutirão de limpeza e combate ao Aedes

Um novo mutirão de limpeza e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti será realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio dos agentes da Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A ação acontece entre os dias 16 e 20 de janeiro, com visitas a residências e terrenos dos dois distritos do município.

A Semusa pede a colaboração dos moradores, para que eles coloquem os depósitos considerados potenciais criadouros do mosquito (vasilhames plásticos, casos sanitários, pneus, garrafas, latas e outros objetos) em frente aos imóveis para posterior coleta. Ela será realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O mutirão inicia na segunda-feira (16), com visitas aos bairros Urupá, Centro e União I. No dia seguinte, terça (17), a ação acontece no Nova Brasília, o maior bairro de Ji-Paraná. As visitas seguem na quarta-feira (18), nos bairros São Pedro e JK. No dia 19 de janeiro, o trabalho acontece no Bosque dos Ipês e Residencial Veneza. O mutirão se encerra na próxima sexta (20), no bairro Governador Jorge Teixeira.

A diretora da Gerência de Vigilância em Saúde (GVS) da Semusa, Alinny Rezende Santos Ferreira, explicou que o mutirão de limpeza é uma atividade proposta para que não haja proliferação do Aedes. A iniciativa foi tomada devido ao resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022.

O primeiro mutirão foi realizado entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2022. Nele, mais de 7 toneladas de lixo foram recolhidas, em 6 mil imóveis dos dois distritos. No total, a ação abrangeu 278 quarteirões, recolhendo todo lixo considerado potencial de foco do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

FOTOS: Acervo CCS


spot_img


Pular para a barra de ferramentas