Segunda-feira, 06 de maio de 2024



AMMA prédio invadido Invasões a prédios públicos são atos de vandalismo

AMMA prédio invadido

Uma onda de invasões a prédios públicos é um ato de vandalismo promovido por grupos políticos que já estão com as eleições de 2014 em sua alça de mira. A denúncia vem da organização Amigos da Madeira Mamoré (AMMA). Conforme denúncia da entidade os ataques acontecem desde o início da semana. Basta um imóvel ser desocupado para ser logo tomado por vândalos.

A organização cita com exemplo o almoxarifado do Estado. Prédio do Governo de Rondônia e que estava tendo nova cessão de uso destinado à instalação do Museu Internacional “Trilhos e Sonhos – Estrada de Ferro Madeira Mamoré”. O local deve ser transformado em um Centro Cultural, feito em parceria entre a AMMA e o Governo de Rondônia.

O prédio é de propriedade do Estado de Rondônia, foi construído no inicio dos anos de 1950, na administração do governador Araújo Lima, ainda no antigo Território Federal do Guaporé. Ele está localizado à Rua Euclides da Cunha com a Rua Henrique Dias, nº 145 – Centro. O imóvel de aproximadamente 412m2, à Quadra 29. Setor 03 – Lote 274, edifício esse de propriedade do Governo de Rondônia.

Para realizar a ocupação ilegal do imóvel os invasores arrombaram a porta acesso principal do prédio do Estadual, substituindo a fechadura por dois cadeados, dessa forma os servidores responsáveis pela guarda do patrimônio público foram impedidos de ter acesso ao lugar.

“Os invasores do prédio público, na Euclides da Cunha, estão ligados a alguns movimentos ligados ao Município entre os ocupantes estão Assessores Especiais do Executivo Municipal na Funcultural e Sema”, informa um nota pública divulgada pela AMMA.

No dia 23 de julho um grupo de representantes da entidade Amigos da Madeira Mamoré tentou uma visita ao prédio onde seria o Museu Internacional e constatou a invasão. Os invasores que gritavam palavras de ordem, intitulando-se ocupadores, se auto legitimando donos do prédio e que transformariam o local num ponto. “Tudo leva a crer que é uma demonstração de sabotagem contra a instalação do Museu Internacional Trilhos e Sonhos – EFMM”, diz o manifesto da AMMA.

A Organização AMMA afirma já ter tomado providencias contra os invasores. A Coordenadoria de Gestão Patrimonial/RO, teria informado a instituição que “deverá aguardar posicionamento legal por parte da Procuradoria Geral do Estado, que já está adotando as providências que o caso requer. Representantes da Associação de Amigos da Madeira Mamoré, fizeram o registro de uma ocorrência narrando os fatos, na 1ª Delegacia de Polícia sob nº 13E1001007112.

Fonte AMMA


spot_img


Pular para a barra de ferramentas