Sábado, 27 de abril de 2024



Ausência da BR-319 gera custo de R$ 1 bilhão em um período de dez anos

Uma Audiência Pública promovida pela Câmara Federal na tarde desta quarta-feira (23) em Brasília (DF) debateu a pavimentação da BR-319, conhecida como rodovia Manaus – Porto Velho.

Durante a audiência foi apresentado o gastos que seriam absorvidos com transporte da produção da zona franca de Manaus (AM). De acordo com o deputado amazonense Sidney Leite (PSD), a falta de uma rodovia asfaltada gera um custo de R$ 100 milhões anualmente.

Ainda de acordo com o deputado, em dez anos o custo de transporte da produção da zona franca de Manaus retira uma média de R$ 1 bilhão de seu faturamento.

Impasses ambientais acabaram tornando a BR-319 em uma rodovia fantasma desde os anos 80, porém a pandemia de COVID-19 e a falta de acesso rápido para o transporte de cilindros de oxigênio à Manaus mostrou ao mundo os graves problemas ocasionados por conta da ausência dessa BR.

A bancada de Rondônia conta apenas com um membro nessa comissão, o deputado Coronel Crisóstomo (PSL).

Foram convidados o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcelo da Costa Vieira, o diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Jonatas Souza da Trindade, o diretor-geral do Dnit, Antônio Leite dos Santos Filho, o procurador-chefe da Procuradoria da República no Amazonas (MPF/AM), Thiago Pinheiro Corrêa e o chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão Ambiental, Rogério Sampaio Bessa.

Confira Audiência Pública:


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