Segunda-feira, 29 de abril de 2024



Choque térmico pode ter sido a causa da morte de peixes no rio Muqui

Centenas de peixes foram encontrados mortos nas águas do Rio Muqui no final da última semana. O fato foi constatado por pescadores da região do município de Alvorada D’Oeste. A causa mais provável teria sido choque-técnico em decorrência do nível da água bastante baixo, quente, recebendo uma chuva muito forte.

Nesta quarta-feira (8), por telefone, o pescador, Matheus Almeida, que vive da pesca há 22 anos, disse que nunca tinha visto uma mortandade de peixes da forma que foi registrado. O local onde aconteceu o fato fica na área da cidade de Alvorada D’Oeste, distante 22 quilômetros por estrada e 10 quilômetros de barco, sentido Presidente Médici.

“Estamos vivenciando um verão bem mais forte dos últimos anos. Os rios estão bem mais secos e, com isso, os peixes ficam sem oxigênio tendo que procurar pontos mais profundos. Com a água baixa e muito quente, a chuva forte e repentina acabou causando esse choque-térmico”, relatou Matheus Almeida.

Ele ainda informou não saber se algum órgão como a Sedam enviou servidores para investigar o caso. “O que sabemos foi de uma equipe da Universidade de Rondônia indo até o Muqui realizar estudos”, afirmou. Entre as espécies encontradas estavam: Pacu, Piau, Tucunaré, Surubim, Caparari, Mandi e Lambari. Matheus ainda comentou sobre a temperatura do Rio Machado que neste verão, em alguns pontos, chegou aos 38 graus e lembrou que o Rio Muqui é um berçário onde acontece a desova. “Estamos passando por um período de seca dos mais rigorosos da nossa história”, lamentou.

J.Nogueira/Portal SGC


spot_img


Pular para a barra de ferramentas