Sábado, 18 de maio de 2024



Conheça o pequeno museu de Dom Rei e da Rádio Educadora de Guajará-Mirim

Estive, recentemente, conhecendo uma sala, por sinal muita pequena pela grandeza dos objetos que estão dentro dela, da qual conta, em parte, a história de Dom Rei e da Rádio Educadora de Guarajá-Mirim (RO). Não vou escrever muita coisa porque os vídeos falam por si só. Um trata dessa autoridade eclesiástica e a segunda da emissora instalada no Estado de Rondônia, ligada à Igreja Católica.

A ideia de transformar a pequena sala em museu é do bispo atual da Diocese de Guajará-mirim (RO), Dom Benedito e o projeto está em curso. Em breve, será concretizado para o delírio dos aficionados em “antiguidade”. Todos os objetos do pequeno museu estão dentro da sala chamada de “discoteca”, nome utilizado na época áurea de grandes emissoras, como a própria Rádio Educadora, atualmente administrada pelo diácono permanente Francisco, que concedeu a entrevista narrando os principais acontecimentos, mostrando e explicando cada uma delas (as principais), as quais marcaram os fatos mais importantes de Dom Rei e da Rádio Educadora.

Algumas informações são surpreendentes, como, por exemplo, o uso de uma espingarda (trabuco), que Dom Rei tinha e levava consigo em uma pequena canoa como meio de transporte mais viável pela Diocese de Guajará-Mirim (RO). Imaginar que o religioso fosse capaz (e sozinho) de entrar numa canoa simples e navegar desse município até Pimenteiras (RO), obviamente parece “história de pescador”, pois essa cidade que margeia o Rio Guaporé está a quase mil quilômetros da sede da diocese, até chegar à Serra de Parecis (MT), onde nasce o rio, que é o responsável de alimentar milhares de cidadãos, como indígenas, quilombolas, agricultores, pescadores, entre outros.

Outra informação importante para conhecimento de todos que têm interesse em obter detalhes como era a pequena estrutura da Diocese de Guajará-Mirim (RO), até nos de 1970, havia um pequeno avião à disposição dos missionários que trabalhavam nas regiões mais abastadas no Estado de Rondônia, como Costa Marques (RO), localizada no Vale do Guaporé, na divisa com a Bolívia. Como não existia piloto próprio a serviço da própria diocese, foi preciso desfazer do simples avião, até porque a aeronave já “avisava” que poderia entrar em pane a qualquer momento.

Mais detalhes sobre a grande importância e de significados monumentais vindos desse que foi um dos maiores bispos rondonienses, nascido na França, por nome de Dom Rei, do qual seu colega auxiliar, Dom Roberto o ajudou a instalar a Rádio Educadora de Guajará-Mirim, veja nos vídeos em anexos. (Jornalista Ronan Almeida de Araújo).


spot_img


Pular para a barra de ferramentas