Terça-feira, 30 de abril de 2024



Eletrobras constrói nova subestação

Uma nova subestação da Eletrobras Distribuição Rondônia com capacidade de 72 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade maior que Ji-Paraná com 120 mil habitantes está em construção na linha 94. Investimento de R$ 13 milhões, que integra o Plano Decenal da Concessionária, executado pela empresa Enerwatt Engenharia Ltda. Pelo cronograma a obra será concluída no mês de novembro, podendo entrar em operação ainda esse ano.

A construção iniciada em setembro de 2013 conta com 33 operários no canteiro de obras. “Temos hoje uma subestação com capacidade de 60 megawatts no Primeiro Distrito e 26,6 megawatts no Segundo Distrito. Vamos praticamente dobrar nossa capacidade energética. Planejamento para atender uma demanda dos próximos 10 anos”, disse Evaldo Ferreira, , gerente de serviços da Regional Centro da Eletrobras.
O projeto inclui ainda 8,5 quilômetros de rede 6.9 quilowatts (KW), cerca de oito alimentadores de 13.8 KW. Além da Subestação, a proposta da Eletrobras é melhorar a eficiência energética, reduzir as panes no sistema e garantir suporte necessário para instalação de novas indústrias e empresas, em Ji-Paraná.

“A Eletrobras Distribuição Rondônia está com investimento em todo Estado. Em Ji-Paraná temos a Subestação três, em Ouro Preto D’Oeste e a reformulação da média e alta tensão de 3.8 KW. O nosso planejamento na verdade cobre todo o Estado. Nosso indicador é reduzir perda no sistema, ter qualidade no fornecimento e reduzir freqüências nas interrupções”, completou Evaldo Ferreira.

A Eletrobras colocou em operação recentemente um transformador com capacidade de 26,6 Megawatts, suficiente para abastecer sete cidades do porte de Presidente Médici. Hoje cobre todo o Segundo Distrito. Com esse sistema ampliou a capacidade de 18 megawatts para 26,6 megawatts
“Ji-Paraná precisava de uma resposta da Eletrobras Distribuição Rondônia. E eles vieram, justamente para dar suporte a tantos investimentos que vão acontecer, com destaque a Budny – Empresa de Tratores e Implementos Agrícolas e o Shopping Center”, destacou Alexandre Dartiballi, empresário.

Wilson Neves – Repórter do Diário da Amazônia – Foto: Fábio Souza


spot_img


Pular para a barra de ferramentas