Terça-feira, 14 de maio de 2024



Ji-Paraná: Aumenta procura por vagas na rede municipal

A intensa procura por vagas em escolas da rede municipal de ensino em Ji-Paraná tem fatores que justificam a grande demanda. Com destaque à maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC). Além de ensino em tempo integral, reforma e ampliação das escolas, aquisição de lousas digitais e construção de Centros de Educação Infantil.

O ensino público Fundamental tem a responsabilidade compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Sempre ressaltamos que o Ensino Fundamental é de responsabilidade obrigatória do Estado e do Município. Por exemplo, se o pai não conseguir uma vaga na rede municipal, ele terá a chance de matricular seu filho na rede estadual e vice-versa. Essa procura intensa se dá também pelos investimentos no setor educacional, justamente pela busca dos pais por ensino de qualidade”, destacou Leiva Custódio, secretária da Semed.

Para o ano letivo de 2015, a Semed pretende disponibilizar, média de mil vagas a mais. As matrículas formam antecipadas em novembro de 2014 para alunos especiais e em dezembro para a Educação Infantil. No caso do Ensino Fundamental, cada escola tem seu edital com calendários diferenciados. Atualmente sete mil alunos são atendidos na rede urbana e rural. A urbana atende alunos da Educação Infantil do 1º ao 5º ano e na rural do 1º ao 9º ano.
Entre os fatores, que norteiam a educação, em Ji-Paraná, o desempenho no Ideb, tido como o melhor índice de todas as cidades de Rondônia. Os números mostram que Ji-Paraná alcançou em 2013, no ciclo inicial do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), metas que estavam previstas somente para 2021. De acordo com o Ideb, município saltou de 5,8 em 2011 para 6,3 em 2013 alcançando meta projeta somente para 2021. A média 6,3 da rede de ensino Municipal está acima da média da Rede Pública de Rondônia (5.1) e de todo o Brasil (4.9).

A escola Jandinei Cella, obteve média de 7,5, nada menos que a melhor nota de todas as escolas da rede pública do Estado. O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Existem ainda outros parâmetros, que fazem da educação municipal uma referência no ensino. Com destaque para a construção de oito Centros de Educação Infantil com recursos assegurados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Plano de Ações Articuladas (PAR). Desses dois foram viabilizados pelos deputados Federais Marcos Rogério e Padre Tom.

A proposta da Semed é facilitar e agilizar o processo de matrícula e rematrícula com implantação do sistema on line nas escolas. Segundo Leiva Custódio, os investimentos na gestão do prefeito Jesualdo Pires são maiores do que todas as gestões anteriores. “Eu penso que com esses investimentos o prefeito Jesualdo Pires demonstra sua preocupação com ensino de qualidade, para toda nossa população”, disse Leiva Custódio.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas