Sábado, 18 de maio de 2024



Nível do Rio Machado aumenta e deixa estado de alerta em Ji-Paraná, RO

O nível do Rio Machado em Ji-Paraná (RO), município a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho, atingiu a cota de 10,08 metros na madrugada desta segunda-feira (3). A marca fez com que a Defesa Civil entrasse em estado de alerta. Conforme a chefe do órgão, Meire Zanettin, o alto volume não é considerado normal nessa época do ano.

“De acordo com os registros de anos anteriores, o nível do rio ainda não havia registrado sta marca no inicio de dezembro. Tanto a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão em estado de alerta. É muito importante que a população também acompanhe o nível do rio”, destacou, Meire.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os banhistas e condutores de embarcações devem redobrar os cuidados durante esse período.

“Nesta época do ano o rio se torna convidativo às embarcações e banhistas. A orientação é de que estas pessoas utilizem coletes salvas vidas e que os condutores de embarcações evitem o uso de bebidas alcoólicas”

Maiores cheias registradas

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), uma das piores marcas foi em fevereiro de 2014 quando o rio atingiu 11,62 metros. Em 1985, o rio registrou 11,55 metros.

Em 2014, 98 famílias ficaram desalojadas e 36 desabrigadas. À época, os atingidos foram acolhidos no Ginásio de Esportes Gerivaldão.

G1


spot_img


Pular para a barra de ferramentas