Quarta-feira, 22 de maio de 2024







PF destrói 15 acampamentos, balsas e barcos usados em garimpo ilegal em reservas de Rondônia

A PF (Polícia Federal), com o apoio do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), deflagrou a Operação Dubium em combate ao garimpo ilegal no interior da Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã em Rondônia. Ação ocorreu entre 7 e 9 de novembro.

Além disso, a operação ocorre para destivar garimpos, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal, e a repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

De acordo com a PF, a operação contou com a participação de 26 Policiais Federais e quatro agentes de fiscalização do IBAMA. Além de dois helicópteros usados em abordagens e no transporte de equipes.

A PF inutilizou os seguintes bens:
15 campamentos;
6 balsas;
2 barcos;
2 escavadeiras hidráulicas;
23 motores grandes e 6 pequenos

Ainda de acordo com a PF, a inutilização dos equipamentos foi feita para que não fossem reutilizados na prática do crime ambiental, uma vez que era inviável retirá-los do local. Além disso, a mineração ilegal produz diversos impactos ambientais e sociais, sendo uma das principais responsáveis pelo aumento do desmatamento, pelo assoreamento e contaminaçãode rios e nascentes, principalmente pelo uso do mercúrio.

Por fim, as informações coletadas contribuirão para as investigações em andamento na Delegacia de Polícia Federal em Vilhena (RO), além de auxiliar em programações de outras ações ostensivas com o objetivo de preservar as Terras Indígenas.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas