Sábado, 18 de maio de 2024



Prefeito Isaú recebe Selo Município Amigo da Família

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, recebeu, nesta sexta-feira (16), o certificado Selo Município Amigo da Família (SMAF) conferido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Ele foi entregue em Brasília (DF), no dia 8 de dezembro, à secretária municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Ana Maria Santos Vizelli e à coordenadora do Programa Famílias Fortes, Vanuza Fernandes.

“Ji-Paraná está sendo agraciado com o Selo Município Amigo da Família, e esse reconhecimento envaidece muito o trabalho que estamos desenvolvendo. Quero agradecer à equipe da Semasf, que vem desempenhando um papel fundamental na Assistência Social de nossa cidade. E o trabalho continua em 2023”, ressaltou o Prefeito Isaú Fonseca.

Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 28 foram contemplados. Ji-Paraná ficou em primeiro lugar por atender aos três critérios para o reconhecimento. O primeiro critério foi a mudança de nome da pasta para inclusão da Família, que engloba políticas públicas para todos os indivíduos. O segundo foi a inserção e execução do Programa Famílias Fortes e o terceiro a prestação de contas com todos dados aprovados.

Para a secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, é satisfatório saber que a cidade foi reconhecida nacionalmente com ações coletivas que abrangem a família, e por se tornar referência para outros estados. Ela afirmou ainda que o município vai receber recurso no valor de R$ 110 mil para aplicar em trabalhos que em andamento.

O Programa Famílias Fortes iniciou em maio de 2022, como um projeto piloto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim dos Migrantes em parceria com a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) do Projeto Renascer, desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no bairro Bosque dos Ipês (1º distrito).

A coordenadora do programa, Vanuza Fernandes, informou que foram 60 famílias assistidas no ano de 2022, com atendimentos também na unidade do Cras Roda Moinho. Ela reforçou que o foram restabelecidos valores que fortaleceram novamente o vínculo entre filhos e pais no convívio do dia-a-dia.

O presidente da Comissão de Direitos da Família da Ordem dos Advogados do Brasil de Ji-Paraná (OAB/Ji-Paraná), Mauro Trindade, reconheceu que a prefeitura desempenha atividades fundamentais de políticas públicas para a consolidação das famílias. Segundo ele, no processo todo mundo ganha, principalmente a sociedade.

“É preciso realizar ações crescentes e prósperas em relação às famílias, já que estamos passando por momentos difíceis em nossa sociedade. Estamos com caráter e valores corrompidos, sem saber o que somos e invertendo o que é certo ou errado”, admitiu o pastor da Igreja Missionária Unida do Brasil, Kennedy Bizi.

Além de Ji-Paraná, os municípios aprovados foram São Gonçalo do Amarante (CE), Currais Novos (RN), Riacho da Cruz (RN), Santa Cruz (RN), Ingá (PB), Caruaru (PE), Pedra (PE), Catende (PE), Sinop (MT), São Gabriel do Oeste (MT), Boa Esperança (MG), Planura (MG), São Gonçalo do Abaeté (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Pompeia (SP), Florínea (SP), Carapicuíba (SP), Rio Claro (SP), Jundiaí (SP), Valinhos (SP), Barueri (SP), Guararapes (SP), Itapoá (SC), Forquilhinha (SC), São João Batista (SC), Santiago (RS), Tupanciretã (RS).

Fotos: Maria Elis


spot_img


Pular para a barra de ferramentas