Domingo, 28 de abril de 2024



Site especializado em jornalismo ambiental desmente Bolsonaro sobre fechamento de lixões; Rondônia tem 10 abertos

Porto Velho, RO – O site Oeco.org, especializado em jornalismo ambiental, veiculou matéria intitulada:

“Governo não fechou 645 lixões, como afirma Bolsonaro”.

No texto, Felipe Werneck e Leila Salim apontam que o cruzamento de dados oficiais e consulta direta a prefeituras mostram ser falso principal anúncio da ‘agenda ambiental urbana’ do governo federal.

Em Rondônia, por exemplo, a dupla chega a apontar pelo menos dez municípios “que já confirmaram não ter fechado lixão nos últimos três anos”.

São eles: Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Cabixi, Campo Novo de Rondônia, Corumbiara, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Theobroma e Vale do Anari.

A notícia indica ainda:

“O fechamento de 645 lixões no país, apontado desde o ano passado como principal resultado da “agenda ambiental urbana” lançada em 2019 pelo governo Bolsonaro, só existe na propaganda oficial. Levantamento realizado pelo Fakebook.eco mostra que pelo menos 195 desses lixões (30%) já estavam desativados ao menos desde 2018, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional. Prefeituras foram procuradas, e 51 já confirmaram que não fecharam lixões nos últimos três anos”.

E acrescenta:

“Em mais de uma ocasião, como em seu discurso na COP 26, a conferência do clima de Glasgow, em 2021, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, gabou-se de que o atual governo havia “encerrado 20% dos lixões a céu aberto” do Brasil. Mas o MMA (Ministério do Meio Ambiente) nunca mostrou a lista dos 645 municípios. Procurada, a pasta se recusou a enviar a relação das cidades e atribuiu todos os dados à Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes)”.

CLIQUE AQUI E LEIA A ÍNTEGRA

Por Rondoniadinamica


spot_img


Pular para a barra de ferramentas