Sábado, 18 de maio de 2024



Superintendência do Autismo se reúne com representantes da Semusa e Semasf

A recém-criada Superintendência Especial de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) teve sua primeira reunião, quarta-feira (20), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).

Na pauta da reunião, ocorrida no gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença do secretário Jeferson Barbosa, as duas ações foram apontadas pelo novo superintendente Robson Casula foram.

A criação de um cadastro com o nome todas as pessoas com autismo do município, que deverá ser feito por meio de um formulário online que será desenvolvido pela Superintendência de TI da Semed, o agendamento de treinamentos e orientações com os servidores da Saúde sobre o atendimento à pessoa com TEA nas unidades de saúde.

“A ideia inicial é conhecer os autistas de Ji-Paraná. Isso é primordial. Precisamos saber quem são e onde estão até para buscarmos políticas públicas e recursos específicos para eles”, explicou Robson Casula.

Quanto à segunda ação, sobre o que o superintendente chamou de “a ida da Semed para a Semusa”, está relacionada ao atendimento das pessoas com TEA nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“O que a superintendência quer para ontem é orientar os servidores da Saúde, todos eles, dos médicos ao pessoal de portaria dos hospitais para as necessidades da pessoa com TEA na hora do atendimento. Esse atendimento precisa ser diferenciado”, admitiu Casula. Ele afirmou que, em um segundo momento, a ação deverá ser levada a todos os servidores do município.

Tanto o representante da Semusa, Ivo da Silva, quanto a titular da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, se dispuseram a colaborar com a Semed, na melhor forma possível.

“Estamos de portas abertas para a Superintendência do Autismo. Sabemos da necessidade de um atendimento diferenciado para o autista e nos colocamos à disposição para dar início a esse trabalho na Semusa, assim que possível”, garantiu Ivo, ao elogiar o secretário Jeferson Barbosa pela iniciativa de criar a nova superintendência.

“Assim que assumimos a pasta, tivemos muitas demandas com relação ao atendimento das pessoas com TEA. Entendemos que precisávamos ampliar esse atendimento para além dos muros do Centro de Autismo de Ji-Paraná. Buscamos um nome e fizemos o convite para o Casula, que decidiu nos ajudar em mais esse desafio. Certamente é a pessoa mais indicada para o cargo”, reconheceu Barbosa.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas