Domingo, 28 de abril de 2024



11 de Outubro – Dia Nacional de Mobilização dos Agricultores familiares produtores de leite

Estamos nos mobilizando porque o acordo comercial entre os países do Mercosul está prejudicando os agricultores familiares do Brasil que não produzem com as mesmas condições dos agricultores dos demais países do bloco.

Desde a renovação dos acordos de livre comercio realizados em 2022, as importações de leite chegaram ao patamar de 150% a mais do que o de costume, sendo que os principais países produtores são a Argentina e Uruguai, possuindo maior investimento na produção, além de subsídios bancados pelo governo a seus produtores sempre que o custo de produção esteja maior que o preço comercializado. Portanto além de maior capacidade de produção conseguem via acordo de livre comércio no Mercosul, explorar também o mercado brasileiro, o que deixa a situação ainda mais complicada onde ainda precisamos avançar em tomada de medidas de políticas públicas de fortalecimento do setor, ou seja, maiores salvaguardas.

Nos períodos de entressafra em que normalmente deveria se ter um aumento do valor por litro de leite pago aos agricultores, como estamos vivendo neste momento, a melhoria do preço acaba atraindo o mercado internacional, o que ocasiona queda no preço no mercado interno, o que já estamos percebendo nos últimos meses conforme resolução do CONSELEITE que aponta novamente uma queda de quase R$0,09 centavos, sendo que no pagamento do mês anterior já tivemos laticínio que pagou apenas média de R$1,84 na nota.

De acordo com IBGE (CENSO- 2022) em RONDÔNIA entre os anos de 2021 e 2022, o número de vacas leiteiras no campo teve uma redução de 11,5%, caindo de 412 mil para 366 mil cabeças no estado, ocasionada pelo baixo valor pago aos produtores, e o alto custo de produção, portanto estamos em prejuízo a vários anos em função do alto preço dos insumos.

Devido a estas situações que vem sendo recorrentes os agricultores familiares produtores de leite, organizados através da FETAGRO/CONTAG estarão mobilizados no dia 11 de outubro de 2023 propondo diversas pautas estruturantes ao governo e principalmente medidas mais enérgicas na taxação da importação e fiscalização de leite, além de fortalecimento de diálogo para construção de políticas estruturantes para o setor.

Participe conosco da coletiva com a imprensa e ato no município de Ji-Paraná na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais presencialmente ou via transmissão ao vivo através da pagina da FETAGRO no Facebook. Sua presença e muito importante!


spot_img


Pular para a barra de ferramentas