Terça-feira, 30 de abril de 2024



Diabetes é a terceira causa de mortes em Rondônia

Mais de 500 pessoas com diabetes morreram em 2020, em Rondônia. A maior parte dos óbitos foi registrado entre mulheres, sendo 53,1%. A taxa de mortes entre homens foi de 46,9%, segundo dados da DCNT (Coordenação Estadual de Vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis da Agevisa).

Em 2020 foram registrados 541 óbitos no estado. 298 mulheres e 263 homens morreram devido a complicações da doença. Segundo a DCNT o registro de mortes teve aumento em todas as faixas etárias.

A taxa de mortalidade por diabetes foi de 35,28 por 100 mil habitantes, sendo a terceira causa de óbitos por Doenças Crônicas não Transmissíveis em Rondônia. Segundo a coordenadora do setor de Doenças Crônicas não Transmissíveis da Agevisa, o registro de óbitos foi entre a população com menos escolaridade.

“Com relação à escolaridade e raça cor, foi maior na população com menos escolaridade e na cor parda seguida pela cor branca”, disse Girlene Nogueira Sarmento.

As maiores taxas de mortalidade por Diabetes Mellitus em 2020 foram registradas nos municípios de Presidente Médici, Teixeirópolis, Santa Luzia d´Oeste, Ariquemes e Itapuã do Oeste.

Brasil
Segundo dados do IDF (Atlas da Federação Internacional do Diabetes), o Brasil tem 15.733 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos com diabetes. A projeção é que esse número possa chegar a 19 milhões em 2030 e supere os 23 milhões de pessoas com diabetes em 2045.

No último domingo (14), Dia Mundial do Diabetes, a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) lembra que 50% dos casos não são diagnosticados, ou seja, a pessoa não sabe que tem a doença.

Diabetes
O Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Sintomas
Diabetes tipo 1:

Fome frequente;
Sede constante;
Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
Perda de peso;
Fraqueza;
Fadiga;
Mudanças de humor;
Náusea e vômito.

Sintomas do diabetes tipo 2:

Fome frequente;
Sede constante;
Formigamento nos pés e mãos;
Vontade de urinar diversas vezes;
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
Feridas que demoram para cicatrizar;
Visão embaçada.

Por Fabiano do Carmo / DIÁRIO DA AMAZÔNIA


spot_img


Pular para a barra de ferramentas