Quarta-feira, 15 de maio de 2024



Companhia aérea confirma retorno a Ji-Paraná

A Companhia Azul Linhas Aéreas, confirmou o retorno de suas operações no aeroporto de Ji-Paraná a partir do dia 16 de novembro. A informação é do diretor administrativo do Aeroporto, Antônio Crevelaro, que não descarta a possibilidade de regresso da Passaredo Linhas Aéreas, que suspendeu os voos no dia 4 de junho.

 

O investimento na restauração da pista de pouso, orçado em R$ 2 milhões, pode estar associado à volta da companhia, que a princípio vai operar com aeronaves turboélices, e não jatos.

 

“A Azul já havia confirmado o retorno há 30 dias, com pedido de um novo Hotran – Horário de Transporte. A previsão era que a partir do dia 16 de novembro os voos voltassem à normalidade, porém como a restauração da pista não será finalizada, devendo atrasar uns 10 dias, deve ser adiado, mas temos mantido contato diariamente com a empresa Azul informando a situação em Ji-Paraná”, ressaltou Antônio Crevelaro.

 

Os voos em Ji-Paraná foram suspensos por 60 dias, após Notam – autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Comando Aéreo Regional (Comar) publicada pelo Serviço de Informação Aeronáutico, alinhadas as informações da Força Aérea Brasileira através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Grupo Especial de Inspeção em Voos.

 

A obra será realizada de 15 de setembro a 15 de novembro, contemplando 1,8 mil metros de extensão. A pista que apresentava irregularidades e risco a segurança aeroportuária está sendo toda reformada.

 

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) é quem executa os serviços. “Nós estamos em uma corrida contra o tempo, as chuvas intensificaram bastante nesses últimos dias, e para complicar está faltando matéria prima, não somente em Ji-Paraná, mas em todo Estado. Já avançamos bastante, e até a próxima semana queremos concluir todo esse trabalho”, destacou Paulo Barros, coordenador de Manutenção Rodoviária do DER.

 

O aeroporto de Ji-Paraná atende atualmente, média de 14 cidades na região Central do Estado. Registrou em 2012, cerca de 114 mil embarques e desembarques, média de 34 mil só nos primeiro semestre. Construído em 1979, o aeroporto esbarra na falta de um novo terminal. Situação que em 34 anos, acarretou na suspensão de voos de 10 companhias aéreas, em Ji-Paraná.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas