Quarta-feira, 22 de maio de 2024







Governador e ministro lançam o Infovia Rondônia

Paulo-BernardoO ministro das Comunicações Paulo Bernardo esteve na manhã desta quinta-feira (18) em Rondônia, para assinar convênio com o governo do Estado, para implantar um ousado projeto de internet banda larga. O Infovia Rondônia será implantado na fase inicial em 12 municípios, mas o projeto é atingir os 52 municípios.

O presidente da Eletrobrás Carlos Bonilha destacou a parceria que estava sendo consolidada com o governo do Estado, para implantação da internet de alta velocidade (banda larga). Na 1ª etapa serão favorecidos Porto Velho, com mais de 50 km de rede de fibra ótica e mais 11 municípios, totalizando 230 km.

Os investimentos na primeira fase gira em torno de R$ 3,5 milhões com recursos federais e contrapartida do governo do Estado. Nos municípios serão contratados provedores locais, para poder atender as camadas mais carentes da população.

A assinatura do Infovia Rondônia, segundo o ministro Bernardo, é uma dívida que ele tinha com Rondônia, quando ainda estava na Câmara Federal com Confúcio Moura. A região Norte, explicou Bernardo, responde por 60% do Brasil e deve ser privilegiada, por isso que o projeto está priorizando Rondônia, que precisa de incentivos para se desenvolver com segurança.

As regiões Sul e Centro Sul estão em fase mais adiantada em conexão com a internet. Enquanto em alguns municípios do Estado de São Paulo 45% dos domicílios estão conectados à internet, na região Norte os números caem para entre 12% a 14%, e isso, para o ministro Bernardo, deve ser corrigido.

Bernardo também tranquilizou os moradores dos distritos. Ele disse que recebeu momentos antes da solenidade um documento do deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), coordenador da Bancada Federal de Rondônia e do vereador Everaldo Fogaça (PTB), reivindicando celular nos distritos.

As empresas que estão implantando o sistema 4G (banda larga) no país “tem a obrigação, contratual, de implantar a internet rural”, argumentou o ministro Paulo Bernardo. Isso ocorrerá no início de 2014 e deverá estar concluído em 2015.

Dotar Rondônia de internet banda larga “é uma boa notícia”, disse Confúcio. O projeto é “ousado, atrevido, mas é a ferramenta que garante o desenvolvimento e não há como ficar de fora”, afirmou o governador.

Confúcio agradeceu o apoio da presidenta Dilma Rousseff, que foi sensível ao projeto, apesar da audácia, mas que o Estado em breve estará integrado ao mundo digital de forma mais rápida e segura, graças ao Infovia Rondônia, que estava sendo iniciado naquele momento com a assinatura do convênio com a Telebrás.

O Infovia Rondônia, “é um projeto sem fim, de resultado incalculável”, disse Confúcio, que pediu apoio aos prefeitos para se integrarem imediatamente ao programa.

Fonte: Assessoria


spot_img


Pular para a barra de ferramentas