Sábado, 18 de maio de 2024



Mais de 800 procedimentos são realizados em ação noturna da Semusa

Com a intenção de promover o atendimento especial voltado aos cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura de Ji-Paraná realizou mais de 800 procedimentos na ação noturna, promovida no dia 24 de março.

O balanço foi divulgado no fim do mês e os atendimentos integram as ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em alusão ao Março Lilás, campanha de conscientização e prevenção ao câncer de colo do útero.

No total, foram 174 coletas do exame preventivo (Papanicolau), além de 702 testes rápidos para detecção de HIV, as hepatites B e C e sífilis. As mulheres que não compareceram ao atendimento noturno podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, para agendar a coleta. Durante todo o mês de março, foram cerca de 500 coletas do Papanicolau e 3 mil testes rápidos.

“Com a ação noturna, visamos ampliar e facilitar o atendimento às mulheres que, por diversos motivos, não conseguem realizar o exame durante o dia. A coleta do preventivo é realizada regularmente, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, em todas as UBSs do município”, explicou Kattyusce Soares Rabelo, diretora da Divisão de Programas Estratégicos da Semusa.

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Durante todo o mês, instituições de saúde pública e privada promoveram campanhas para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, sintomas e como se prevenir.

O Papanicolau é um exame ginecológico de prevenção ao câncer no colo do útero. Quando detectados em estágio inicial, os casos da doença são curáveis em cerca de 95% das pacientes. Por isso, o exame preventivo deve ser realizado regularmente, em intervalos de três anos.


spot_img


Pular para a barra de ferramentas