Terça-feira, 30 de abril de 2024



Páscoa abre movimento no comércio

Faltando menos de um mês para a páscoa – a ser comemorada este ano no dia 20 de abril – os supermercados e setor atacadista já começam a investir para as vendas na data. Em um grande supermercado local o setor de ovos de páscoa foi especialmente decorado para atrair olhares de crianças e adultos.

Janete Ribeiro e Douglas Cavalcanti têm dois filhos, e ficaram encantados com a decoração, mas assustados com os preços. “Lembro do tempo em que um ovo tamanho 15 era menos de R$ 20, houve aumento bastante”, considerou.

As indústrias do segmento venderam para os varejistas a um preço de 5% a 6% mais caro que em 2013. Mas algumas marcas estão com aumento medio de 10% – o motivo segundo os fabricantes foi o impacto do preço do dólar sobre os produtos para fabricação de chocolate. Mesmo assim, no ano passado faltaram ovos de chocolate e este ano o proprietário do supermercado, Cássius de Godoy, disse que a compra foi de um estoque 10% maior. “A data é melhor este ano, quando a páscoa cai mais nesta época é melhor pra gente”, argumentou.

A compra da garoto pela multinacional Nestlé, assim como a marca capixaba ser patrocinadora da Copa do Mundo no Brasil, fizeram com que os preços da garoto, que eram tradicionalmente menores, subissem este ano. A copa do mundo está presente em alguns tipos de ovos de chocolate, em formato de bola e taça, por exemplo. O preço destes produtos é bem mais alto do que os ovos tradicionais, um ovo em formato de taça com 300g de chocolate custa R$ 56,00, enquanto que um ovo com o dobro da quantidade de chocolate, e da mesma marca, custa um pouco mais de R$ 60.

Outra novidade são os ovos de soja e alfarroba, que não tem chocolate. Alguns tipos não têm açúcar, glúten ou lactose, ideal para pessoas alérgicas a estes produtos. No entanto, o custo acompanha a sofisticação do produto. Em feira de apresentação dos produtos de páscoa este ano as 12 indústrias fabricantes apresentaram 150 novidades para a data. Apesar do aumento de preço a expectativa de vendas das indústrias é otimista, com estimativa de aumento de 30% na comercialização de chocolate em relação a 2013.

FRANQUIAS

Nas franquias que trabalham exclusivamente com chocolates, os produtos têm preços bastante variados, de menos de R$ 20 até os ovos de páscoa de 2,5kg de chocolate, que custam R$ 169. A beleza das embalagens é a sofisticação do produto chama a atenção não só de crianças, mas também dos pais. O comerciante Inácio Pedro foi a loja comprar um chocolate para a esposa e não resistiu. “Estou levando uma cesta de ovos, coisa mais linda, nem quero pensar no preço”, disse em tom humorado.

Carolina Sá – Repórter do Diário da Amazônia


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